10 atitudes fundamentais para ser um ótimo líder

10 atitudes fundamentais para ser um ótimo líder

Aposto que você é daqueles que, como eu, não se contenta apenas com “bom”. A busca constante pelo “ótimo” faz parte da sua vida é por isso que você entende a importância de ser considerado mais do que apenas um “bom” líder. Tanto pelo seu time, como por si mesmo. Você quer alcançar o posto de ótimo líder.

É super normal pensar em alguns perfis bem específicos quando o assunto “liderança” surge nas rodas de conversa, palestras ou encontros. Muitas pessoas, incluindo gestores e funcionários, acreditam que para ser um ótimo líder é preciso ter uma postura inflexível, autoritária e exigente.

Apesar das muitas transformações que mundo passou e você vivenciou nos últimos anos, existe uma noção que se mantém ainda forte em muitas empresas e espaços de trabalho sobre o que é ser um ótimo líder. Aquela imagem de um chefe autoritário, rigoroso e até rude ainda circula pela cabeça de muita gente quando se pensa em uma pessoa com perfil de líder, né?

Como se tornar um líder ideal?

Além dessa “definição” de ótimo líder que circula por aí, também tem aquela crença de que existem algumas pessoas que nascem com o “dom” de comandar e que somente elas poderiam gerir bem. Isso é outro mito.

É claro que existem aqueles “líderes natos”, que parecem ter um tato e traquejo natural para lidar com pessoas. Mas não são somente eles que podem ser considerados perfeitos para o cargo de gestão. Você pode se tornar o líder ideal para o seu negócio se buscar desenvolver algumas habilidades!

Essas skills de liderança podem ser trabalhadas ao longo do tempo. Mas mais do que isso. É possível aprender uma nova forma de comandar que vise não somente a organização do seu negócio, mas um impacto positivo pessoal, profissional, individual, coletivo e social: uma liderança servidora.

Eu falo de liderança servidora já algum tempo e tenho motivos para isso. Ser um ótimo líder hoje significa se importar mais do que com apenas os resultados numéricos daquilo que você comanda. O impacto do trabalho no seu time e em você mesmo, positivo ou negativo, também deve ser visto como um valor que se contabiliza na hora de pesar o sucesso de um projeto.

O que é ser um ótimo líder?

Ser um ótimo líder e deixar o lugar mediano e a inércia profissional para traz é entender que você, como líder, é responsável pelo seu protagonismo e pelo seu autodesenvolvimento. Mas também tem em suas mãos a responsabilidade de motivar e incentivar a sua equipe a ser participativa e engajada.

Gravei uma série para a Mary Kay e gostaria de compartilhar com vocês um recorte sobre Atitude de Líder que compartilhei com a equipe de liderança que vale para todos.

Antes de começar a seguir qualquer lista ou dica, é imprescindível que você tenha isso em mente. Ser um ótimo líder significa ser verdadeiramente responsável pela qualidade do trabalho entregue. Mas também pela satisfação do seu time com ele.

A insatisfação com o trabalho, o ambiente profissional, os colegas e o chefe são ainda muito comuns em grande parte das profissões corporativas.Um indivíduo desmotivado e insatisfeito pode ter atitudes e comportamentos inadequados e prejudiciais ao negócio e a ele mesmo.

Os objetivos coletivos da empresa não são mais a prioridade desse funcionário. Caem a qualidade do seu trabalho e a sua produção. Essas atitudes podem gerar grandes impactos negativos na organização e no próprio indivíduo. A tendência é que ele se acomode, viva na normose e deixe de se preocupar em gerar resultados.

Para que você evite este tipo de situação e se torne um ótimo líder, existem 10 atitudes e posturas imprescindíveis que deve seguir.

10 atitudes fundamentais para ser um ótimo líder

Vou ser rápida e sucinta porque sei que você, assim como eu, gosta de praticidade e objetividade em seus projetos, negócio e vida. Vamos lá:

1) Ser um ótimo líder é fazer uma gestão de qualidade. É cuidar das pessoas sem paternalismo, incentivando-as a serem protagonistas de suas carreiras;

2) Ser líder não é pensar só em si próprio, mas também pensar nos interesses coletivos;

3) Ser líder não é ser simpático, é ser empático e criar conexões verdadeiras com as pessoas que trabalham com você.

4) Ser líder é promover um ambiente que inspire confiança.

5) Ser líder não é dirigir e ditar regras, é guiar e orientar as pessoas.

6) Ser líder é escutar, observar e influenciar positivamente sua equipe para que supere conflitos com inteligência emocional;

7) Ser líder não é saber de tudo e guardar informações para si. É compartilhar conhecimento e comunicar claramente a visão do resultado esperado.

8) Ser líder não é competir com a sua equipe. É colaborar para que vocês possam atingir alta performance individual ao mesmo tempo em que obtêm sucesso como equipe

9) Ser líder é valorizar as diferenças e entender que cada indivíduo é único.

10) Ser líder é saber coordenar para que todos brilhem

Ser líder é ser um agente de transformação, não é só um cargo, é muito mais que isso. Seu papel é fundamental e essencial para que você e sua equipe conquistem grandes resultados.


Comece agora!

 Inscreva-se na lista de espera do nosso treinamento de desenvolvimento de Líderes Conscientes e Humanizado e aprenda a SER Humano antes de SER Líder.

Inscreva-se na lista de espera do nosso treinamento. Espero você. Compartilhe e venha se transformar para impactar positivamente o seu entorno.

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Sou Ligia Costa, palestrante especialista em mindfulness e inteligência emocional para promoção da saúde mental e
bem-estar.
imagem ligia costa sobre blog

Medite comigo:

book
Neste livro, compartilho lições valiosas que aprendi ao longo de minha carreira e de minha jornada de autoconhecimento.