Você não é Robô, suas emoções são essenciais nas tomadas de decisão.

Quando assumimos liderança, o nosso maior desejo é tomarmos decisões rápidas, certeiras, oferecermos soluções inovadoras e criarmos conexões empáticas com nossas equipes.

Porém, o que muitos ainda não sabem é que para sermos líderes empáticos, precisamos primeiro desenvolver a nossa autoconsciência, existe um caminho neural descoberto por neurocientistas a ser percorrido e não temos como pular etapas.

A autoconsciência que constrói a empatia

Neurocientistas descobriram recentemente que essas duas habilidades são desenvolvidas em nosso cérebro na Insula, do tamanho de uma ameixa seca, que funciona como uma espécie de intérprete do cérebro ao traduzir sons, cheiros ou sabores em emoções e sentimentos. Portanto, você primeiro precisa reconhecer e desenvolver essa habilidade (de autoconsciência) em você para depois ser capaz de enxergar (empatia) no outro.

Autoconsciência é o segundo pilar da Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecermos nossos estado emocional interno, recursos, preferências e intuições, segundo Daniel Goleman. 

As emoções são essenciais para as tomadas de decisão. Emoções nos ajudam a priorizar e discernir escolhas. Exemplo: Definições estratégicas de seguir o plano A ou B são escolhas de prioridade que acontecem no córtex pré frontal do nosso cérebro, a parte executiva responsável para que as decisões sejam tomadas que trabalha junto com a Ínsula.

Você escolheria participar de um treinamento de Inteligência Artificial ou Emocional neste momentos? Assista o case que compartilho nesse vídeo.

Maior Autoconsciência Permite:

  • Observação de nossas habilidades, gostos, estilos de gestão, o que nos motiva, o que nos irrita e como funcionamos.
  • A clareza das nossas emoções, que são reações em nosso corpo relacionada a estímulos que recebemos diariamente na relação com os outros e com a gente mesmo. (Ex. recebi um e-mail e meu coração palpitou, minha mão começou a suar, minha mandíbula travou, etc…)
  • Nomear emoções e perceber qual parte do nosso corpo nos trás informações relevantes para tomadas de decisão. (Ex. recebi um e-mail e me gerou ansiedade, frustração, raiva, etc…)

Autoconsciência nos mostra que as emoções são impermanentes.

Impermanência  é o movimento que passamos a estar atentos da nossa mente de que não somos nossas emoções, mas as observamos. Você não é ansioso, você vive a ansiedade no seu corpo. Você não é feliz, você vive a sensação de felicidade no seu corpo.

Você pode treinar essa habilidade através do Mindfulness

A prática clássica para consciência corporal chama-se Body Scan. A Autoconsciência inicia com a atenção em suas emoções, no corpo e na  postura que você se apresenta. Está prática de meditação mindfulness contribui para o desenvolvimento dessa nova habilidade e atenção plena sem julgamento ao nosso corpo. 

Comece agora. Micro Prática de Check In:

3 Respirações Conscientes onde temos neurônios presente:

1. observe o caminho da sua respiração e para sua mente

2. Atenção o seu coração

3. Atenção para o seu intestino e órgãos internos

Deixe seu comentário e me conte se você está disposto a olhar para inteligência emocional. Você está pronto para SER Humano antes de SER Líder?

Hugs&Kisses

Ligia Costa

Contatos para Palestras, Treinamentos e Certificações: WhatsApp: +55 13 99150-0479 (Jacque Laffont)

www.ligiacosta.com.br

https://www.instagram.com/ligiacosta_tgitoday/
https://www.youtube.com/ligiacosta
Sou Ligia Costa, palestrante especialista em mindfulness e inteligência emocional para promoção da saúde mental e
bem-estar.
imagem ligia costa sobre blog

Medite comigo:

book
Neste livro, compartilho lições valiosas que aprendi ao longo de minha carreira e de minha jornada de autoconhecimento.