5 habilidades para você criar metas e ser líder da sua carreira

5 habilidades para você criar metas e ser líder da sua carreira

“Sou protagonista da minha carreira?” Será que você já se fez esta pergunta? Você é 100% responsável e líder da sua carreira? Ou inconscientemente delega o seu poder a chefes, departamento de RH e fica esperando a oportunidade cair no seu colo?

O novo formato de carreira que exige o protagonismo de cada indivíduo!

Você deve sentir que existe um desequilíbrio e uma desconexão. Vivemos em uma sociedade infeliz. Pesquisa realizada em 2015 pela Isma Brasil (International Stress Management Association) revelou que 72% das pessoas estavam insatisfeitas com o trabalho.

Você pode achar normal viver reclamando, competindo e se comparando aos outros. É preciso que você se conscientize de que “normose” é patologia. *Normose é achar ser normal vivenciar comportamento que causa sofrimento e morte!

Neste momento você pode escolher permanecer onde está, ser vítima ou você pode fazer diferente e ser líder de um movimento e líder da sua carreira!

Saiba que não é vergonha buscar equilíbrio pessoal e profissional! Não é ridículo desejar trabalhar em um lugar no qual você admira a cultura! Não é inútil conhecer os valores da sua empresa! Não, você não será mandado embora se for um líder reconhecido pela sua humanidade! Não é babaca fazer o bem e elogiar!

Você pode mudar, basta organizar-se com foco, coragem e planejamento estratégico para ser o líder da sua carreira.

Era do propósito

Os últimos 15 anos foram marcados por mudanças radicais e exige-se urgentemente um novo modelo comportamental e novas atitudes para resgatarmos nossa sociedade e a ética nos negócios.

Essa sensação de desconforto e de que tudo está em constante mudança não é exclusividade sua, mas só você é responsável e pode treinar sua inteligência emocional para saber lidar com a transição, tornando-se líder da sua carreira e da sua vida.

Um fato é claro: o mundo mudou. O capitalismo está mais consciente e a era do propósito chegou para ficar! O propósito do seu negócio definitivamente deve vir antes do lucro, só assim você obterá sucesso e satisfação. É urgente a necessidade de mudarmos nossa mentalidade e maneira como atuamos.

O mundo mudou, você mudou e os modelos de negócio devem mudar

O indivíduo nunca esteve tão evidência como nos dias atuais. Somos protagonistas da nossa história. A partir do momento que temos clareza da nossa contribuição, somos capazes de transformar o nosso mundo. A nossa comunidade e a nossa empresa.

A grande oportunidade é sermos nós mesmos, nos empoderarmos das nossas virtudes e sabermos expressá-las de maneira consistente e coerente para impactar e inspirar o entorno. E isso, consequentemente, pode torná-lo líder da sua carreira.

“We are not robots anymore, we are makers”. Ouvi essa frase em 2017, durante um treinamento de imersão no Centro de Felicidade no Butão. Satish Kumar, fundador da Schumacher College nos dizia: “Vocês precisam ser criativos, mão na massa, não seguir modelos padronizados”.

A evolução não vai parar e para acompanharmos com equilíbrio todas essas mudanças, precisamos inverter a ordem dos nossos pensamentos. Desmistificar crenças do passado. Estamos nos adaptando a um novo cenário. Por isso, novos hábitos precisam ser desenvolvidos. Somente assim você pode ser o líder da sua carreira.

5 habilidades para criar suas metas e ser líder da sua carreira

  1. Busque propósito. “Por que estou fazendo isso?”. “Qual o valor em realizar esse trabalho?”. Quando você conseguir responder a estas perguntas com clareza, compreenderá que existe valor naquilo que você faz. Quanto mais conectado o indivíduo estiver consigo próprio, com seus valores, com a missão e visão da sua própria empresa, maior produtividade e satisfação. Pessoas com propósito trabalham para impactar e servir, colocam suas habilidades e talentos a serviço.
  2. Seja observador de si próprio. Esteja presente em tudo que você faz e tenha clareza do seu foco, de onde você está e onde você quer chegar. Você só será um bom líder se souber primeiro gerenciar a si próprio, seus interesses, suas expectativas e estiver seguro. Primeiro você, depois gerencie os outros. Aqueles que não sabem gerenciar a si próprios não são capazes de gerenciar os outros.
  3. Desenvolva o growth mindset. Tenha um pensamento e uma mente positiva, de aprendizagem, de crescimento. Sempre existe uma forma positiva de enfrentarmos situações, de gerenciarmos conflitos e de nos auto-desenvolvermos. Foque nos seus pontos fortes e os evidencie cada vez mais. Torne-se líder da sua carreira.  
  4. Pratique o poder da adaptabilidade. O mundo está mais rápido, a inovação, a tecnologia, o cenário e as oportunidades mudam com uma velocidade muito grande. Aproveite para se adaptar e ter um olhar criativo para as situações. Pense que errar ou acertar é parte de um processo inacabado que está sempre em movimento e mudança.
  5. Tenha visão estratégica. Olhe sua vida e carreira como um plano de negócio que depende 100% de você. Você é o grande responsável pelo seu sucesso. Não delegue para ninguém, esteja sempre no comando. Seja o grande líder da sua carreira e do seu plano de desenvolvimento.

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Hugs & Kisses

Ligia Costa

Sou Ligia Costa, palestrante especialista em mindfulness e inteligência emocional para promoção da saúde mental e
bem-estar.
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Neste livro, compartilho lições valiosas que aprendi ao longo de minha carreira e de minha jornada de autoconhecimento.