Gente que inspira: “O desafio de sair da zona de conforto”

Gente que inspira “O desafio de sair da zona de conforto”

Deixar de lado nossos hábitos e sair da zona de conforto pode ser um desafio, especialmente quando precisamos de novos ares na vida pessoal e profissional. Na nossa coluna “Gente que inspira” desse post o nosso convidado, o empreendedor Juan O’Keeffe, trouxe algumas dicas práticas que você pode implementar a partir de agora para abrir espaço para novos desafios! Vamos lá?


O desafio de sair da zona de conforto

Nosso dia é feito de rotinas. Tem coisas que nos acostumamos a fazer e aprendemos a realizá-las muito bem. O trabalho é um exemplo. No início da carreira, tudo é novo e complicado. Com o passar do tempo ganhamos experiência e atividades que antes eram difíceis se tornam muito mais simples de serem executadas. Por isso, sair da zona de conforto é tão difícil.

Uma vez que tenhamos atingido esse ponto, nos sentimos confortáveis em fazer aquela atividade que antes era estressante. Essa é a nossa zona de conforto. Estamos nessa zona justamente quando queremos continuar na rotina que nos acostumamos. Claro, é uma sensação boa ficar dessa forma. Gera paz e tranquilidade. Evitamos fazer esforço ao não buscar novos desafios. Isso é aparentemente uma ótima ideia. Mas será mesmo?

Por que a zona de conforto não é tão boa quanto parece?

O problema de ficar na zona de conforto é que não crescemos. Paramos de nos desenvolver. Você só se tornou bom no que faz porque um dia se esforçou e batalhou para chegar lá. Se quiser continuar se desenvolvendo precisará continuar observando quando está novamente na hora de se puxar novamente.

Portanto, vale lembrar que o primeiro passo é sempre ter equilíbrio pessoal e profissional, cuidado por a zona de conforto pode te deixar preguiçoso (a) e você perde a oportunidade de atuar na vida em alta performance, atingir seu potencial criativo e viver em flow.

A coragem como fator impulsionador

Vivemos no nosso piloto automático, nos oferecendo pequenos agrados e muitas vezes nem temos tempo para parar e pensar sobre nosso futuro ideal, apenas seguimos como robôs.

Inesperadamente somos atingidos por um desconforto, uma crise existencial, questionamentos e queremos mudar, e nesse momento, precisamos encontrar uma coragem descomunal para sermos quem sempre sonhamos ser.

Portanto, nesse momento precisamos de acolhimento, treino mental e meditação contribuem para o processo. Coragem é a principal habilidade a sermos desenvolvida para sermos quem desejamos ser.

Comece a meditar comigo. 26 dias de Meditação para iniciantes.

E como sair da zona de conforto?

Para sair da zona de conforto é necessário estar disposto a encarar os seus medos. Para crescermos em alguma área da vida, é preciso ir na direção do desconhecido. Isso naturalmente gera um certo medo. Principalmente quando a decepção já fez parte de outras experiências do passado.

Coragem é agir com o coração, escutar o seu coração e seguir sua intuição, mesmo quando poucos te apoiam. Sair da zona de conforto dói, exige autoconhecimento, redescoberta do nosso poder pessoal, gratidão pelo nosso passado e conhecimentos que nos trouxeram até aqui e o principal, termos fé e sermos capazes de criar uma visão de futuro.

Escolha sair do piloto automático

Para sair da zona de conforto precisamos ter novas atitudes e o principal: sair do famoso piloto automático, nos transformarmos em observadores de nós mesmos e pausarmos antes de reagir.

Por que? Ah, essa pergunta sempre surge. Inconscientemente, estamos sempre repetindo padrões, esse é o “modus operante”do nosso cérebro que para economizar energia, apenas repete o que já aprendeu. Isso é ótimo para escovarmos os dentes, que é uma tarefa repetitiva, mas para tomadas de decisões, o cérebro precisa encontrar caminhos neurais diferentes, porém… o mais fácil é repetir o que já conhece.

Portanto, aprender através de inteligência emocional a sair do piloto automático e fazer escolhas conscientes é uma habilidade a ser desenvolvida com a vida adulta. Não aprendemos na escola, caso contrário não teríamos tanta gente infeliz, triste e insatisfeita.

Desenvolva sua inteligência emocional de maneira estruturada e saia da zona de conforto.

1) Não tenha medo de errar e de mudar, mantenha-se calmo em momentos de estresse

Mas o que aconteceu não necessariamente é o que vai acontecer no futuro. Pelo contrário, quanto mais se tentar e mais errar, mais estamos próximos de alcançar o nosso objetivo. É como andar de bicicleta. Tem que cair várias vezes até conseguir sair andando.

Outra coisa é mudar a rotina. A rotina faz parte da vida da maioria de nós. Cada um com a sua, mas geralmente os dias são relativamente bem semelhantes quando vivemos uma rotina. Sempre o mesmo trabalho, mesmos colegas, mesmos horários de almoçar, jantar e até de tomar banho.

Ter a vida de forma regrada e organizada traz conforto. Mas se tudo está fácil, pode ser hora de dar uma chacoalhada. De fazer algo novo e diferente. Inclua uma outra atividade na rotina. Pode ser um novo esporte, aprender a desenhar ou escrever, por exemplo. Se mudar a rotina te estressa, veja como manter-se calmo.

Comece a meditar comigo. 26 dias de Meditação para iniciantes.

2) Se desafie todos os dias e trace metas

Criar desafios profissionais é outra forma de driblar a zona de conforto Se as coisas estão muito estáveis no trabalho, provavelmente você já chegou onde era possível. Então pode ser uma excelente hora de estabelecer um novo objetivo. Se especializar mais, batalhar uma promoção ou criar um negócio.

Estabelecer metas pessoais é outra alternativa possível. Do ponto de vista da saúde, muita gente acaba deixando de lado o bem estar físico e mental e abandona a saúde. Traçar uma meta de viver uma vida mais saudável pode ser uma maneira de se desafiar e sair da zona de conforto.

Crie novos hábitos, faça seu dia valer mais a pena.

Aprenda a criar metas para ter foco e produtividade em tudo que deseja conquistar.

Se você é uma pessoa tímida e gosta de ficar confortavelmente escondida no seu canto, aqui existe uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Se sentir que precisa desenvolver mais essa área, você pode tentar se engajar em mais conversas no dia a dia. No começo pode ser difícil, algo que você normalmente não faria. Mas não subestime seu potencial. É apenas parte do processo de evolução.

Diversas são as áreas em que vivemos uma rotina e se tornam automáticas no nosso dia a dia. Quem continua fazendo o mesmo, tem os mesmos resultados. Se você quer mudar a sua vida para melhor, precisa se desafiar e sair da zona de conforto. Buscar a mudança para conseguir o melhor para sua vida.

3) Invista no seu Autodesenvolvimento Pessoal

Talvez seja demais sair da zona de conforto e adentrar no mundo do autoconhecimento, mas preciso te dizer que não existe nada mais libertador do que passarmos a compreender nossas necessidades, desejos, habilidades, talentos e termos clareza mental para sermos protagonistas e direcionarmos nossa vida pessoal e profissional.

O processo pode ser uma jornada incrível de aprendizagem e toda a sua potencialidade está disponível, porém é preciso se envolver para descobri-la e se colocar com mais curiosidade sobre si próprio. Ninguém pode fazer isso por você

Avalie todas as áreas da sua vida que impactam na sua satisfação. Inscreva-se e invista na sua ALTA PERFORMANCE

4) Resgate o seu Poder Pessoal

Sem perceber, estar na zona de conforto te enfraquece, você em vários momentos delegou o seu poder pessoal para terceiros, seja marido, filhos, chefes, pais, enfim, todos são importante, menos o seu sonho e a sua satisfação.

O poder pessoal é o que realmente nos diferencia. Assumir nossas habilidades, talentos, paixões e vulnerabilidades nos aproximará de outros indivíduos.

Foi-se a época em que sinônimo de poder era ter, alimentando o ego, comprando a Chanel, o carro importado, o relógio Rolex, esses bens materiais abastecendo o poder social. O poder social é frágil, apenas associado ao externo e quando temos tudo, sempre voltamos ao vazio e a uma vida sem significado na zona de conforto.

Hoje, nossa maior fortaleza é assumir o poder pessoal, sermos valorizados por aquilo de melhor que temos e o que podemos contribuir não apenas para crescermos individualmente, mas para impactar o nosso entorno.

Pause, conecte-se com sua compaixão para criar forças internas amorosas e seguir em frente com otimismo mesmo em momentos difíceis

5) Crie sua visão de futuro

A partir do momento que você se coloca como protagonista da sua história e deixa de ser vítima, você é co-criador do seu futuro. Você se torna capaz de projetar quem será daqui 5, 10 ou 20 anos. 

Não importa se a automação, a inteligência artificial e outras tecnologias estão eliminando postos de trabalho em ritmo alucinante e amedrontador. 

O que você precisa saber e acreditar é que novos formatos de trabalho surgirão e as qualificações exigidas a partir de então serão outras. 

Mas aumentam as chances de você se reinventar, ter um trabalho com significado. Mais qualidade de vida, ter um propósito, se permitir viver a vida com plenitude, ter relações harmoniosas e ser feliz.

Existe um segredo que você precisa saber. O futuro é de quem tem clareza das suas habilidades, dos seus talentos, interesses, personalidade, competências…

Se deseja realizar transição de carreira com responsabilidade, inscreva-se na mentoria do Business Academy

6) Viva o seu momento presente

Nada adiantará se você não aprender a viver o seu momento presente, estiver atento, com foco no seu corpo, na sua mente e no ambiente externo que o circula com curiosidade e bondade. Mindfulness é um estilo de vida de estarmos com atenção plena em tudo que fazemos. Só sairemos da zona de conforto e do piloto automático, a partir da tomada de consciência.

Portanto, é muito importante que nada fará sentido se você continuar projetando um futuro ilusório que ainda não chegou ou ficar melancólico, ruminando um passado que já não mais existe, que já passou e nada pode ser feito para mudar.

É essencial você aprender a viver o seu momento presente, só temos o hoje e o agora para realizarmos nossos sonhos, sermos protagonistas e sairmos da zona de conforto. Aproveite a jornada, medite, se cuide, promova momentos de autocuidado pois mudar e crescer dói, mas quando conduzimos com amorosidade, tudo fica mais leve.

Comece a meditar comigo. 26 dias de Meditação para iniciantes.

*O conteúdo publicado acima teve contribuição de colegas e parceiros do Thank God It’s Today. JUAN O’KEEFFE é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog Evolução Pessoal. Bacharel e mestre em Administração de Empresas têm vasta experiência atuando em multinacionais Fortune 500.


Webinário Gratuito

Inscreva-se no webinário Equilíbrio Vida & Trabalho clicando aqui e Descubra os 4 passos para você equilibrar a sua vida pessoal e profissional, criar metas e focar no que é importante. Só assim você terá alta performance.

Comece agora a ter mais equilíbrio, webinario gratuito

Livro [download] Gratuito do primeiro capítulo

Você pode fazer o download do primeiro capítulo meu livro: Líder Humano Gera Resultados. Ficarei muito grata em contribuir com o seu desenvolvimento. O livro está disponível em formato digital kindle pela Amazon e físico em todas as livrarias online, basta digitar no Google que você será direcionado a uma loja virtual. Aqui no meu site você também encontra.

Desejo que este artigo tenha contribuído para o primeiro passo e te incentivado a sair da zona de conforto. Deixe seu principal aprendizado e entre em ação no momento presente, inscreva-se em programas de autodesenvolvimento.

Cursos e Treinamentos

Veja tudo que podemos oferecer para você clicando em CURSOS.

Hugs & Kisses
Ligia Costa

Sou Ligia Costa, palestrante especialista em mindfulness e inteligência emocional para promoção da saúde mental e
bem-estar.
imagem ligia costa sobre blog

Medite comigo:

book
Neste livro, compartilho lições valiosas que aprendi ao longo de minha carreira e de minha jornada de autoconhecimento.