Será que você já se perguntou: O que faço de diferente? Qual o meu diferencial como líder? O que desejo deixar de legado para minha equipe quando eu não estiver mais com eles? Qual o significado e impacto que tenho em todos que trabalham comigo?
É muito comum nos questionarmos e passarmos por momentos de dúvida quando assumimos uma nova posição ou até mesmo quando nosso trabalho entra na monotonia. Adiciono a essa questão que no mundo corporativo todos desejamos obter rentabilidade, atingir metas e lucros financeiros, ser líder humano não é ser filantrópico sem responsabilidades tangíveis, não seria sustentável a médio prazo.
Neste vídeo eu conto uma história muito simples, mas que me gerou um enorme insight do meu estilo de gestão. Assista para que possa também encontrar o seu diferencial e assumí-lo como sendo uma habilidade natural que já faz parte da sua identidade como líder.
Pesquisa do MIT Sloan Management
Em 2016, o MIT SLOAN Management review entrevistou 135 profissionais em diferentes carreiras e profissões sobre satisfação no trabalho e chegou a alguns insights que divido com você:
Os 5 pilares para um trabalho com significado
1) Transcendência do eu. Quando você vê que o seu trabalho tem impacto no outro, no grupo ou na comunidade. Você percebe que aquilo que você faz vai muito além de si mesmo e tem impacto positivo na vida de outras pessoas.
2) Plenitude. Esse é um momento mais reflexivo, o nosso estado mais frequente, já que, na maior parte do tempo, não temos picos de alegria ou tristeza, mas ficamos plenos e sentimos que fazemos a diferença na vida de alguém.
3) Experiências incríveis. São aqueles momentos épicos, nos quais tudo faz sentido. Você deve saber aproveitá-los, mas sempre com a maturidade emocional para entender que eles não duram para sempre.
4) Retrospectiva. Quando você é capaz de falar e se permite entender tudo aquilo que já realizou sua na vida profissional de maneira estruturada, com gratidão e não mágoa ou nostalgia.
5) Pessoal. Quando aquilo que você faz está relacionado a suas experiências pessoais. Neste ponto, você entende que tudo na sua vida está integrado! O seu trabalho impacta a sua vida. A partir dessa reflexão, você se percebe crescendo, aprendendo e se sente pertencendo.
Por onde começar?
Autoresponsabilidade e Autocuidado
- Como líder cuide de si, do seu corpo físico, e da sua saúde mental, emocional, espiritual e equilibre todas as áreas da sua vida que impactam a sua produtividade, mobilidade e discernimento para tomar decisões e comunicar-se com clareza.
- Como se colocar a disposição e ter flexibilidade para assumir papéis e responsabilidades para escutar com atenção e ser um excelente ouvinte para ajudar com que os outros encontrem suas próprias soluções. Liderar não é dar respostas, mas sim oferecer caminhos.
- Seja humilde, gentil e aceitar momentos difíceis com generosidade
- Realize pausas e práticas de meditação para se equilibrar emocionalmente, reduzir o estresse, ampliar o seu foco, se tornar a cada dia mais auto consciente e saber lidar com momentos difíceis .
Deixe seu comentário e me conte onde você faz a diferença. Você acredita que é capaz de gerar ainda mais resultados e lucros tendo um estilo de gestão mais humano? Você está pronto para SER Humano antes de SER Líder?
Hugs&Kisses
Ligia Costa
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