7 lições de liderança que você pode aprender com o esporte

7 lições de liderança que você pode aprender com o esporte

O esporte foi minha primeira grande escola de liderança. Tive a oportunidade de ser jogadora de voleibol, por dez anos, em um clube na cidade de São Paulo. O vôlei me ensinou não apenas a competir, como também a liderar. São várias as lições de liderança que o esporte pode ensinar.

O esporte me ensinou a enxergar o mundo corporativo como um jogo. Porém, ao longo dos anos, descobri que existem algumas diferenças.

No esporte as regras são claras. A competição é verdadeira e baseada literalmente em alta performance.

Em um mundo corporativo, as regras do jogo podem variar de acordo com o juiz. Os jogadores que deveriam ser de um mesmo time, se transformam em adversários, esquecendo que fazem parte do mesmo campeonato. Não quero generalizar, porém, faço esta afirmação com base em experiências reais. São muitas as lições de liderança que o esporte pode ensinar.

7 lições de liderança que aprendi no esporte para jogar um jogo verdadeiro e ganhar no mundo corporativo:

#1) É fundamental comemorarmos todas as vitórias, sempre respeitando o time perdedor.

#2) A qualquer momento o seu time pode ser derrotado. Independente da tristeza e raiva, você terá que ter a dignidade e a obrigação de cumprimentar seus rivais de cabeça erguida.

#3) Ter alta performance é fundamental e obrigação diária. Se você está mal… vai pro banco! Se chegou atrasado… vai pro banco! Se não leva a sério… vai pro banco! Se não foi responsável… vai pro banco! Enganar os outros não é uma opção, afinal, em uma competição todos estão assistindo a sua atuação.

#4) Aprendi na prática a lidar com frustrações. Perder um jogo não é o fim do mundo, é apenas um jogo. Amanhã você terá oportunidade de treinar mais e batalhar para fazer diferente e eventualmente vencer a competição.

#5) Sem equipe não se ganha jogo nenhum. É incrível compreender e saber respeitar as forças e fraquezas de cada jogador. O mais interessante é compreender que juntos somamos e nos tornamos um time excelente. Quanto maior a sinergia, mais vitórias acontecem.

#6) Todos são seus concorrentes, inclusive seus amigos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Jogo é jogo. Fora da quadra acabou a rivalidade e que venham as semelhanças. Agora, se não houver afinidade, apenas respeite. Aquela pessoa é um ser humano como você.

#7) Aprendi a ter disciplina, persistência e determinação. Só com muito treino você aprimora sua técnica. Aprendi que precisamos fazer escolhas. Não é possível ter tudo ao mesmo tempo. Às vezes, temos que abrir mão de diversão, afinal, existem regras, técnicos, equipes e exigência. Se você faltar aos treinos, tá fora.

Lições de liderança que o esporte pode ensinar

Aprendi a viver sob o estresse. A pressão da torcida, dos técnicos e da sua própria parceira, que “reza” para você errar e ela te substituir. Nestas horas a concentração e a respiração sempre foram minhas aliadas.

Aprendi que você precisa assumir riscos, pensar diferente e surpreender o time adversário. Jogadas rápidas e inusitadas podem trazer a vitória, mas também podem te derrotar. É você que decide o tamanho do seu risco. A escolha será sempre sua.

Por muitos anos fui capitã do time. Não era tecnicamente a melhor, a mais alta, a mais ágil, porém, hoje entendo que minhas habilidades eram complementares a das outras jogadoras. Me destaquei por saber lidar com as pessoas, ter facilidade no relacionamento interpessoal, ajudar em mediação dos conflitos e o principal a vontade eterna de liderar, acreditar e incentivar todos a nunca desistir, mesmo quando estávamos com um placar difícil de 10×0.

O esporte ajudou a construir minha visão de mundo, meu estilo de vida e de liderança. Atualmente, utilizo muito das experiências aprendidas na educação das minhas filhas e na gestão das equipes que trabalho. O esporte é a minha melhor escola de liderança e faz parte da minha vida até hoje, já que são várias as lições de liderança que o esporte pode ensinar.

Porque o meu sonho é que um dia seja obrigatório que todos os líderes tenham vivências em esportes coletivos competitivos!


Prática Gratuita de Atenção Plena

Desenvolva sua atenção plena hoje! Clique aqui e baixe gratuitamente nossa prática de atenção plena.


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail.

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Sou Ligia Costa, palestrante especialista em mindfulness e inteligência emocional para promoção da saúde mental e
bem-estar.
imagem ligia costa sobre blog

Medite comigo:

book
Neste livro, compartilho lições valiosas que aprendi ao longo de minha carreira e de minha jornada de autoconhecimento.