O grande vilão da vida moderna é o estresse, estamos o tempo todo fazendo escolhas, tomando decisões, reagindo a diferentes estímulos, de maneira reativa, crítica, rápida e automática.
A cada dia que passa mais escutamos que já acordamos com cansaço, falta de foco e estresse de tantas informações provocadas pela hiperconectividade e ritmo acelerado das grandes metrópoles. A mente não para de pensar e isso tem sido exaustivo.
Tudo bem, tem sido assim mesmo, mas a médio prazo é insustentável e uma uma das formas de regularmos nossas emoções e cultivarmos uma mente mais equilibrada é a prática de meditação. mindfulness para cultivarmos nossa presença.
Segundo o médico americano Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis por popularizar a prática no Ocidente, criou um programa chamado MBSR – MINDFULNESS based stress reduction por comprovar que o controle do estresse talvez seja o benefício mais perceptível da meditação.
Você é cético e precisa de comprovações científicas?
São mais de 400 estudos publicados mundialmente sobre a técnica de meditação mindfulness para redução de estresse e TODAS comprovam que a meditação diminui os níveis de cortisol no nosso organismo, conhecido como o hormônio do estresse.
Quando meditamos, estamos realizando treino mental, ou seja aprendemos a nos familiarizar com todos os processos mentais e começamos a estar mais atentos às emoções que acontecem em nosso corpo, chamamos esse processo de autoconsciência.
Neuroplasticidade
Durante a prática de meditação, as amígdalas cerebrais que fazem parte do sistema límbico regulatório das emoções apresentam uma atividade menor que reduz a intensidade do medo e da ansiedade e ao longo do tempo inclusive elas podem reduzir de tamanho, enquanto o córtex pré frontal aumenta sua massa cinzenta.
Lógico, o que estou dizendo não é possível enxergarmos ver a olhos nus, apenas máquinas de ressonância cerebral que podem comprovar o que os cientistas chamam de neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do nosso cérebro mudar, adaptar-se moldar de acordo com os estímulos que oferecemos ao longo da sua vida tanto no nível estrutural quanto funcional. Vale lembrar também que de acordo com estudos com meditadores e novatos, a neuroplasticidade acontece após 30 a 40 dias de práticas de 30 minutos diários.
Mindfulness é treino mental
As práticas de meditação precisam ser regulares, diárias e com tempo dedicado de 20 a 30 minutos diários, afinal estamos falando de treino mental para obter o benefício da redução de estresse e regulação emocional, porém para iniciar, você pode realizar práticas que chamamos de informais, ou seja guiadas ou reduzidas para que o hábito seja inserido em sua rotina de maneira integrada as suas atividades.
Aprenda a técnica do quadrado 4 BOX
Vou te ensinar agora uma prática informal: a técnica 4 BOX que podem contribuir com a sua redução imediata de estresse e início da inibição de produção de cortisol a partir de 120 segundos ininterruptos.
- Inspire em 4 tempos,
- Segure 4 tempos,
- Expire 4 tempos,
- Segure 4 tempos.
Você pode realizar essas respirações sempre que sentir que precisa de calma imediata. Mindfulness é trazer a atenção à mente, ao corpo e ao ambiente com curiosidade e bondade.
Meditação Mindfulness para presença.
Viver uma vida significativa e cultivar novos hábitos que possam gerar equilíbrio físico, mental, espiritual e emocional, seja para reduzirmos o estresse da rotina agitada, para cultivarmos longevidade e uma vida sustentável com autocuidado e bem estar, ao menos para mim é sonho de consumo.
Não é fácil, mas quando temos conhecimento de técnicas e ferramentas podemos escolher utilizá-la. Meditação Mindfulness é um treino mental de presença, é estarmos atentos ao nosso corpo, a nossa mente e ao ambiente externo com curiosidade e bondade. As práticas de mindfulness contribuem para redução de cortisol, o hormônio do stress em nosso corpo.
A redução do cortisol traz diferentes benefícios como a melhora na qualidade do sono e desacelera o processo de envelhecimento celular, além de impactar a resposta imunológica, os processos inflamatórios e a estrutura cerebral.
Quando meditamos, oferecemos diferentes estímulos ao nosso cérebro e podemos intencionalmente trazer a gratidão, que Segundo Martin Seligman, professor em psicologia positiva e dezenas de pesquisas endossam este exercício para a melhora do bem-estar, redução do estresse e sintomas da depressão.
Gratidão
Quando ativamos intencionalmente pensamentos positivos e a gratidão, há produção de neurotransmissores que potencializam a sensação de bem-estar como: endorfina que tem um efeito analgesico no corpo, serotonina, ligada a regulacao de humor, dopamina ao prazer e o ácido gama aminobutírico (GAMA) conhecido pelo efeito calmante no cérebro.
Então, o meu convite hoje é para que você faça um pequeno exercício para aprender a direcionar a atenção também para aquilo que tem de bom.
1-) faça 3 respirações profundas e longas
2-) traga para sua mente 3 coisas boas pelas quais você é grata
3-) verbalize ou faça gestos de gratidão
Realize diariamente, sempre estabilizando sua mente e se conectando de maneira genuína com pensamentos positivos e de gratidão, aos poucos você perceberá que será natural os pensamentos gentis surgirem na sua mente mesmo em situações mais desafiadoras.
Inscreva-se em nossos cursos online e se ofereça o desenvolvimento necessário para regular sua mente e viver m harmonia e presente.
Hugs&Kisses
Ligia Costa