Protagonizar o papel de vítima, não saber onde quer chegar, não ter direcionamento, planejamento e viver sem perspectivas. Será que pode realmente ser confortável viver sem liderança e poder pessoal?
“Minha meta é não ter meta”. Ouvi recentemente essa afirmação e, em um primeiro momento fiquei desconcertada, mas com alguma reflexão lembrei-me de três longos dias de um Workshop que participei há alguns anos, onde o tema em questão era: “Leave people from drama” (Tradução livre: Tire pessoas do drama/vítima).
Líderes alimentam o drama
O aprendizado naquela data também me desconsertou. Caiu a minha ficha de que os grandes responsáveis em alimentarem o drama são os líderes. “74% da população economicamente ativa no Brasil não tem engajamento”, segundo Raj Sisodia, do Capitalismo Consciente.
Somos inundados por líderes paternalistas, autoritários, ambiciosos, que alimentam e fomentam a sua volta pessoas dependentes, inseguras, medrosas, servidoras, que apenas cumprem tarefas.
O círculo vicioso está formado. O líder paternalista é protetor, tem dó e acredita ser soberano, resolve todos os problemas por si só, deixando seus subordinados “protegidos”, sem opinião e apáticos. Este líder alimenta a vitimização, afinal, é paternalista.
Líderes autoritários alimentam o medo e a insegurança, condicionando seus subordinados a oprimirem suas opiniões. Este líder alimenta o drama, afinal, é autoritário.
Pausa para o futuro ideal desejado
O líder contemporâneo está atento a pessoas, desenvolve empatia e inspira confiança, deseja ser exemplo e busca incentivar e motivar o desenvolvimento de seus colaboradores. Líderes, independente do gênero, tem comportamentos e um poder pessoal cativante.
Excesso de vitimização
Compreendo claramente que os líderes de hoje não são a referência que o mundo precisa, mas também afirmo que a maioria da população se aproveita desta deficiência para se vitimizar.
Ausentar-se de responsabilidades é postergar oportunidades, é navegar a deriva, é não se apropriar, ou melhor, é fugir de si próprio. Gosto muito dessa frase que traz a reflexão sobre como equilibrar velhos pensamentos com o mundo atual.
“Os dogmas do passado não fazem sentido nos dias turbulentos em que vivemos. Nossa causa é nova. Precisamos pensar e agir de forma diferente”
Abraham Lincoln
Novo mundo com liderança e poder pessoal
Existe um novo mundo e você tem o poder e a escolha em fazer parte dele. Um mundo mais consciente, mais inclusivo, que privilegia um comportamento selfless. Cada um de nós, todos os dias ao acordar, tem a oportunidade de recomeçar e inconscientemente faz a sua escolha.
Não temos mais tempo para sentar e esperar por líderes inspiradores. A hora é agora. Lidere sua história e impacte o seu entorno. A mudança começa hoje, com você, com a coragem e determinação em definir e escolher qual caminho você deseja seguir.
Compartilho 5 rápidas dicas para você resgatar sua liderança e poder pessoal que com certeza está ai escondidinho.
#1 – Organize-se.
Tenha visibilidade das suas prioridades pessoais e profissionais ao longo do ano
#2 – Seja Consistente.
Mesmo quando não alcançar resultados imediatos, tenha e persiga a consistência
#3 – Seja Responsável.
Reconheça e compreenda que é totalmente responsável por sua vida e pelas escolhas e decisões que toma
#4 – Disciplina.
Qualquer resultado pessoal ou profissional será fruto da sua disciplina e dedicação
#5 – Seja Flexível.
Adapte-se às mudanças rapidamente, mas sempre na direção do seu principal objetivo.
Se você quer descobrir segredos para criar um ano novo com uma vida nova e planejamento de metas.
Formação de CEO (Chief Empaty Officer)
Inscreva-se na mentoria de Inteligência Emocional baseada em Mindfulness para ser o novo líder que inspira confiança, é empático e lidera com amorosidade. Deixe seu nome em nossa lista de espera.
Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail.