Meu texto não é para desencorajá-lo, mas, sim, para conscientizar você de que a realidade é como ela é e não como gostaríamos que fosse. Será que é possível empreender sem dinheiro?
Meu objetivo é que, ao compreender as dificuldades e oportunidades, você empreenda com responsabilidade e fuja da gigantesca estatística de microempresas que fecham nos primeiros três anos de vida.
Sonho real
Segundo o Sebrae, 27% das empresas fecham no primeiro ano e este número dobra, ou seja, 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano. O principal motivo é a falta de conhecimento administrativo, do mercado em que as empresas atuam e planejamento estratégico.
Ou seja, não basta sonhar. Você precisa se profissionalizar e fazer uma análise de viabilidade antes de empreender. Para que seu sonho se torne real e você possa ser bem sucedido, realmente trabalhar no que ama e poder viver com mais significado, não basta ser conhecedor do seu talento, da sua paixão e de ferramentas digitais. Você precisa conhecer sobre gestão, mercado, tendências e business. Não importa o tamanho do seu negócio. Você terá que ser um planejador e esquecer essa mentira que te contam que é possível empreender sem dinheiro.
Um exemplo real: você pode amar fazer doces, ter um talento incrível para cozinhar e o seu negócio será vender apenas brigadeiros. Se você não souber quantos brigadeiros deve vender no final do mês para pagar as despesas do negócio e manter o seu estilo de vida, muito provavelmente em seis meses você quebrou. E junto com você, o seu sonho em viver fazendo o que você ama foi por água abaixo.
Empreender sem dinheiro: bootstrapping
A grande maioria dos empreendedores inicia sua jornada com recursos próprios. Construir um modelo de negócio e começar a viabilizá-lo contando com o mínimo de recurso possível é uma prática conhecida como bootstrapping.
Bootstrapping é um termo procedente do inglês sem tradução para o português que significa iniciar um negócio sem recursos ou com pouco recurso externo. É quando se começa uma atividade empreendedora utilizando apenas recursos próprios. Tais recursos podem ser provenientes de uma reserva pessoal, do seu salário ou ainda a partir da renda que será gerada a partir de seus primeiros clientes.
Trajetória curta
De acordo com um estudo da Small Business Administration, agência de governo dos Estados Unidos que presta apoio a empresários e pequenas empresas, aproximadamente 35% das startups que iniciam a partir do bootstrapping não conseguem ir muito longe.
Os principais motivos citados pelos empreendedores por não conseguirem alavancar seus projetos são a falta de recursos ou a falta de tempo para se dedicar ao projeto. Uma vez que eles ainda se dividem entre um emprego e sua startup.
Ao iniciarmos nossos empreendimentos, colocarmos nossas reservas financeiras e recursos próprios em nossos sonhos e projetos. Vale lembrar que existem dois investimentos que precisam ser contabilizados: os tangíveis e os intangíveis.
Os tangíveis são todos os investimentos que enxergamos, ou seja, celular, computador, nossas roupas, alimentação, infraestrutura, maquinário, entre outros.
Os intangíveis são aqueles que “nos esquecemos”. Mas eles existem. Portanto, o seu tempo, os seus conhecimentos, a construção da sua reputação. Seus aprendizados, os cursos que você terá que fazer para aprimorar suas habilidades, suas noites em claro, finais de semana de trabalho, stress e todos os outros que você não contabiliza, mas que custa.
Tempo é caro
Tempo é o custo intangível de maior valor que todo mundo se esquece de contabilizar. E este, uma vez gasto, nunca retorna. Portanto, sua obrigação é utilizá-lo da melhor maneira possível todos os dias.
Portanto, se você quer ser bem sucedido, planeje-se. Seja realista e coloque em sua planilha seus custos tangíveis e intangíveis para que seu empreendimento prospere.
E não se esqueça. Se algum dia alguém disser para você que é possível iniciar do zero e empreender sem dinheiro nenhum, conte a ele que você quer entrar na estatística dos vitoriosos. Da minoria que é bem sucedida e nessa pegadinha você não cairá mais.
Responda sempre e me ajude a conscientizar as pessoas sobre a realidade. Encará-la já é a melhor forma de superá-la e vencer!
Minicurso Gratuito
Comece agora! Inscreva-se no minicurso gratuito Propósito: 5 passos para ter um trabalho com significado. Nele você terá a oportunidade de iniciar o seu processo, um primeiro passo que poderá gerar clareza e ao mesmo tempo curiosidade para um mundo de infinitas possibilidades.