Segundo especialistas, o século XXI é o século das doenças emocionais. Nunca se viu na história do mundo um número tão grande de pessoas sofrendo de depressão e também transtornos de ansiedade e pânico como vemos nos dias atuais. As preocupações drenam nossa energia e nos impedem de viver o agora.
72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho segundo a pesquisa de 2015 da Isma Brasil (International Stress Management Association), falta de concentração e de foco, produção reduzida e distração são algumas das características dos profissionais insatisfeitos.
A velocidade, o trânsito, o stress, o volume de informações, as milhares de possibilidades, a busca incessante pela felicidade, por bens materiais, o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional causam transtornos e ficamos perdidos por qual caminho seguir.
“Todos os caminhos estão errados quando não sabemos onde queremos chegar”, Willian Shakespeare.
Eterna ansiedade
Vivemos ansiosos aguardando o amanhã, sonhamos com o carro novo que vamos comprar, o filho que vai nascer, o casamento que vai acontecer, as férias que estão por chegar, a festa de aniversário do ano seguinte e nos esquecemos do hoje! Viver o agora, viver no presente, sentirmos a presença do momento passou a ser um luxo.
Será que é possível resgatarmos e congelarmos o momento presente? Será que conseguimos respirar, quando nossa mente está tão atarefada, vive sugerindo ideias e fazendo julgamentos? Como deixar de ser viciado em pensar? Será possível viver o agora, mesmo com tudo que acontece ao nosso redor: a economia, a crise, a opinião dos outros a nosso respeito? Tarefa difícil, mas não impossível.
6 dicas para você viver o agora
1. Esteja consciente
Entenda que nosso cérebro também nos engana, pois o agora não existe para ele. Sempre pensamos no passado ou no futuro, então esteja consciente de que você terá que fazer um esforço extra para vivenciar o momento presente. Nada existe fora do agora. Lembre-se: o agora é tudo que existe. O agora é tudo que existe. O agora é tudo que existe (sim, repeti três vezes a mesma frase).
2. Seja observador de si próprio
Imagine que você e sua mente são dois indivíduos. Preste atenção em seus pensamentos. Não julgue, não condene, não os questione. Tente apenas ouvir todos os pensamentos que vem a sua mente e te contam histórias, sentimentos, vontades. Seja apenas observador, esteja presente para ouvi-los.
Segundo Eckhart Tolle, 80% a 90% dos nossos pensamentos são repetitivos e inúteis. Observe-se, a cada dia e você se surpreenderá com essa prática.
3. Seja você
Presença não é apenas estar de corpo presente, mas estar integralmente presente nas ocasiões, sendo você na mais pura essência. Vou citar um exemplo muito comum: por que vamos mal em entrevistas de emprego? Talvez minha resposta seja simplista, mas, digo que você foi mal em sua entrevista de emprego porque você estava tentando agradar o entrevistador e passou o tempo todo tentando descobrir qual seria a melhor resposta que você poderia oferecer para agradá-lo e não esteve presente. Você não foi respeitoso com si próprio, portanto você sentiu que falhou.
4. O ponto do poder está sempre no momento presente
O único lugar onde pode ocorrer uma mudança verdadeira e onde o passado pode dissolver é no agora. As decisões, escolhas, sensações, planos são feitos no agora. Você tem o poder de ser quem quiser, de fazer o que deseja, mas precisa iniciar no hoje. Postergar sonhos, delegar responsabilidades faz com que você se enfraqueça e entristeça.
5. Aceite o momento atual
As vezes o momento atual é inaceitável, desagradável, terrível! As coisas são como elas são. Ao observarmos e permitirmos que o momento atual exista, você dará o primeiro passo para sua liberdade interior. Aceite e depois entre em ação. Você tem escolha. Estar no momento presente é reconhecer fatos, olhar como um observador e ter a consciência de que você tem o poder de resignificar todos os dias.
6. Contemple a natureza, viaje. Permita-se viver o agora!
Ouça o silêncio, o som dos pássaros, admire o céu. Observe. Mesmo estando no trânsito, permita-se olhar pela janela e observar ao seu redor. É incrível como a relação com a natureza nos trás para o agora e para a real dimensão do tempo. Aceitar que as árvores crescem no seu tempo, que a maré funciona em sincronia com a lua, poder ser uma ótima analogia para vivenciamos o agora, nos acalmarmos e sermos mais plenos todos os dias!
É para você, sim
Talvez você possa achar que essas dicas não são para você, que são difíceis ou coisa de bicho grilo. Digo que não e comprovo que ajuda muito acreditar e viver no hoje.
Fui executiva por mais de 20 anos de multinacionais. Hoje sou empresária, trabalho muito. Como você, tenho problemas e dificuldades, mas entendi que é fundamental compreender e viver no presente para que todos os meus projetos sejam realizados. Minha mensagem é para encorajá-lo a entender que é algo totalmente possível para pessoas comuns, como eu e você!
Thank God It’s Today
Quem você quer ser daqui a dez anos? O mundo mudou, você mudou e o seu modelo de negócio deve mudar. É hora de recomeçar com Estratégia Pessoal, Marketing e Business com propósito.
“A vida na verdade é muito simples, o que damos recebemos e tudo começa no hoje”, Ligia Costa.
Prática Gratuita de Atenção Plena
Desenvolva sua atenção plena hoje! Clique aqui e baixe gratuitamente nossa prática de atenção plena.