Ícone do site Blog Ligia Costa

3 dicas para transformar a competição em cooperação

3 dicas para transformar a competição em cooperação

Competir é um traço de personalidade que é constantemente encorajado no nosso dia a dia. Muitos vivem em função de serem melhores do que o colega de trabalho, do que os familiares e até mesmo do que o companheiro. Estar sempre no topo é o objetivo, não importando muito os motivos que te levaram até ali. Mas você sabia que esse tipo de comportamento pode ser muito prejudicial? E por isso vou ensinar você a transformar a competição em cooperação.

Até pouco tempo atrás, ter um perfil competitivo era visto como algo positivo pelas empresas na hora de contratar um funcionário. Saber que ele competiria naturalmente com os concorrentes significava trazer crescimento para a companhia.

Impactos negativos da competitividade

Mas a competitividade traz muitos impactos negativos para a vida de quem tem esse perfil mais ambicioso. Alguns deles são:

1) Sentir que não é bom o suficiente
2) Achar que o que os outros possuem ou fazem é sempre melhor
3) Criação de mal estar no ambiente de trabalho por focar no resultado do outro

4) Nunca estar no momento presente, mas sim com a mente focada na competição

5) Basear sua perfomance no erro do outro, mesmo que inconscientemente, para que você se destaque

6) Esquecer do seu autodesenvovimento por estar focado no externo

7) Não enxergar que a competição será sempre com você mesmo, quem você era ontem e quem você é hoje

8) Reagir de maneira impulsiva e reativa quando o outro performa melhor que você

9) Ter pensamentos negativos e se autoboicotar por achar-se menos

10) Descontrolar-se emocionalmente e perder a oportunidade de aprender

Se você tem esse tipo de perfil ou foi impelido a tê-lo por conta do cargo que ocupa ou empresa que trabalha, já deve ter vivenciado situações desagradáveis por conta da competição excessiva. E elas te fizeram sentir que precisava de uma mudança para uma vida com mais qualidade, não é?

Quando eu vivenciava diariamente a necessidade por resultados e números do mundo corporativo, me sentia contaminada pelo excesso de competitividade. Muitas vezes acabava trazendo essa energia para a minha vida pessoal e só tardiamente percebia como aquilo a estava afetando.

Saber enxergar os limites da competitividade é essencial para ter bom relacionamento no trabalho e na vida. Por isso, nesse texto dessa semana, separei 3 dicas para que você consiga transformar a competição em cooperação. Vamos lá?

3 dicas para transformar a competição em cooperação

1) Entenda que a única pessoa com a qual você concorre é você mesmo

“Ligia, então tudo isso significa que nenhum tipo de competição é benéfico para o trabalho e para a vida pessoal?”. Minha resposta é não! Existe sim um tipo de competição que, na dose certa, pode ajudar você a evoluir. A competição com você mesmo.

Entenda que cada pessoa é diferente, com uma história de vida única que a levou até onde está hoje. Por isso, comparar-se com quem quer que seja nunca vai ser uma comparação legítima, já que cada pessoa é única.
Use a competição consigo mesmo para estar sempre motivado e em busca de evolução no trabalho e na vida pessoal. Pense sempre “como posso ser melhor do que era ontem?”. Essa é a primeira dica que vai ajudar você a transformar competição em cooperação.

2) Desenvolva sua capacidade de sentir empatia

Colocar-se no lugar do outro é um exercício que pode ser muito benéfico na hora de transformar a competição em cooperação. Quando você sente empatia pelos colegas de trabalho, pelo chefe e pelos clientes, trabalhar em equipe fica muito mais fácil.

Ao apropriar-se dos problemas e dificuldades deles, você consegue deixar um pouco de lado o ego. E isso torna você capaz de buscar soluções melhores em conjunto para resolver os problemas do dia a dia no trabalho.

Quando você se compadece do que o outro está sentindo e pelo que ele está passando, a gentileza torna-se um traço mais presente na sua personalidade e permite que você leve a vida com mais leveza em todos os aspectos.

3) Deixe de lado o hábito de fazer tudo sozinho

Quando você decide parar de competir com os outros e busca transformar a competição em cooperação, você começa a entender que não precisa dar conta de tudo sozinho. É muito comum que pessoas extremamente competitivas não deleguem tarefas porque são perfeccionistas e não desejam dividir o mérito do sucesso.

Mas é sempre importante lembrar que, ao fazer tudo sozinho, se o mérito não é dividido, o fracasso também não é. E há muitas chances de você se sobrecarregar e não dar conta de resolver nada ao tentar solucionar tudo.

Desenvolver a sua habilidade de trabalhar em equipe é uma dica muito valiosa se você está buscando transformar a competição em cooperação. Cada pessoa possui uma habilidade que pode ser valiosa para a realização de um projeto. Tenha sempre em mente que, quando cada um dá o seu melhor, ninguém fica sobrecarregado e as chances de resultados positivos ficam ainda maiores.

Qual a sua maior dificuldade quando o assunto é transformar competição em cooperação? Conta para mim nos comentários, vou adorar ajudar você nessa nova fase de mudança! Desenvolva sua inteligência emocional.


Prática Gratuita de Atenção Plena

Desenvolva sua atenção plena hoje! Clique aqui e realize gratuitamente nossa prática de atenção plena. Apenas 10 minutos para você pausar, refletir estar no seu momento presente, em seguida, inscreva-se na lista de Espera do nosso Treinamento e Mentoria de Inteligência Emocional.

Garanta sua vaga para o próximo treinamento de Inteligência Emocional baseado em Mindfulness. Clique aqui e deixe seu nome na lista de espera. Quando abrirmos vagas, você será notificado

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Sair da versão mobile