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Escuta ativa é a ferramenta ideal para criar conexão e resolver conflitos

Escuta ativa é a ferramenta ideal para criar conexão e resolver conflitos

Ruídos de comunicação, erros, conflitos, falta de produtividade, perdas financeiras, não cumprimento de metas, não cumprimento de prazos, intrigas… Tudo acontecem diariamente por não sermos capazes de praticar a escuta ativa.

Frequentemente reclamamos de falta de tempo e sempre julgamos as atitudes dos outros. Estamos sempre avaliando o nosso comportamento como exemplar e colocando a culpa da falta de produtividade no outro.

Mas será que estamos oferecendo atenção plena para ouvir de verdade o outro e praticar a escuta ativa?

Por que é tão difícil escutar de verdade?

Tento trazer aqui algumas das minhas mais recentes reflexões, por isso não tem problema nenhum se você não concordar com o que vou dizer a seguir! Seu comentário é super bem vindo se quiser continuar essa conversa comigo.

Bem, por que, então, escutar alguém de verdade mesmo é tão difícil? Vivemos em um momento do mundo bastante complexo, de grande desconexão.

A era da informação gera distração, falta de foco, falta de paciência e intolerância entre nós. Não temos mais confiança e acreditamos não ter tempo para ouvir a opinião do outro.

Logo, somos os donos da verdade e acreditamos que ouvir vai gerar retrabalho ou até mesmo perda de tempo. Certo?

Quantas vezes você parou ao lado de alguém para fazer uma pergunta e a pessoa ficou olhando para o celular e não para você?

Ou foi até a mesa do seu diretor para levar uma informação importante e ele continuou digitando e falou: “Pode falar que eu estou te escutando” e, na verdade, nem olhou para você?

Quantas vezes você contou a causa do problema e, no final da sua fala, a pessoa disse: “Desculpe. Você pode repetir? Não entendi” – ou estava viajando!!!

Quantas vezes você vai a uma recepção de um prédio para fazer seu cadastro e repete 3 vezes o seu nome pois a atendente estava conversando com a pessoa ao lado e não prestou atenção?

Quantas vezes seu filho te chamou para te contar uma história e você não saiu do WhatsApp?

Crie conexões genuínas com a escuta ativa

A escuta desatenta gera retrabalho, desconfiança, falta de motivação e afastamento entre as pessoas.

Dessa forma, a não atenção cria distrações e falta de foco, que impactam diretamente em nosso dia a dia, criando ruídos de comunicação.

O grande erro é ainda acreditarmos que ser multitarefas nos trará eficiência e produtividade quando, na verdade, é exatamente o contrário. 

É indiscutível: não é possível fazer tudo simultaneamente. Para que os ruídos de comunicação sejam minimizados, você precisa escutar. Mas ouvir de verdade, praticando a escuta ativa.

Escutar é apenas ouvir, deixando entrar por um ouvido e sair pelo outro. Não é oferecer feedback, interromper a fala do outro ou oferecer respostas. Tampouco é trazer para você a conversa.

Por isso, Escutar é apenas oferecer a sua atenção plena para ouvir. Simples assim.

Como oferecer atenção plena para escutar? 

Dê o play no vídeo aqui embaixo e confira minhas 3 principais dicas para praticar a escuta ativa e efetivamente criar conexões melhores e resolver conflitos apenas dialogando.

1) Dedique o seu tempo para o outro, ele é o bem mais precioso que temos.

2) Tenha a intenção positiva e boa vontade para com o outro. 

3) Esteja presente, minimize as distrações e traga o seu pensamento para a ouvir sem julgamento, sem querer responder e nem fazer feedbacks.

4) Fique atento à sua mente falante, pois você vai se distrair e precisará voltar rapidamente para aquele momento de escuta ativa.

5) Escute generosamente, faça perguntas com curiosidade para contribuir com o outro, para que você demonstre interesse genuíno naquilo que está sendo dito.

6) Escute além das palavras. Como o corpo do outro fala? Será que as palavras estão condizentes com as atitudes? Será que existe coerência entre os sentimentos que estão sendo expressados junto com a fala?

Enfim… Para ser um líder que inspira confiança, você precisa ser cada vez mais humano, estar autoconsciente do seu papel e mudar a sua atitude. Somente assim é possível se conectar verdadeiramente com o outro.

Seja exemplo e lidere com mais consciência. Ofereça sua atenção plena escute mais. Confie no poder do silêncio.


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