Ícone do site Blog Ligia Costa

Além do SXSW 2024: Inovação, Hiperconectividade e o Desafio da Saúde Mental.

Nesta modernidade contemporânea e líquida, como dizia o sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, tudo passa tão rápido que nada se solidifica, acontece em Austin a busca incessante por informações, conhecimentos e trends inovadoras que ditam insights e orientações para o ano de 2024. 

Já era de se esperar que mais um ano brasileiros bateram recorde de público no evento, sendo a maior delegação estrangeira presente. Brasileiros são reconhecidos como early adopters, são antenados a inovação, estão hiperconectados e sofrem de ansiedade.

Segundo a pesquisa Digital 202 Global Overview Report, o Brasil é o segundo país do mundo que mais passa tempo conectado à internet.

O Brasileiro passa quatro vezes mais tempo nas redes sociais do que os japoneses. Segundo a fonte Kepios, Digital 2024 Global Overview Report, Basmo.

Inovação e conectividade estão correlacionados? Será a busca por informação apenas pela informação, o excesso nas redes sociais, promove inovação ou ansiedade? 

Síndrome da Fadiga Informativa

Na mesma semana do SXSW 2024 em Austin, no Brasil aconteceu o Vittude Summit, o maior evento de Saúde Mental do país. Professor Marcos Medanha, nos apresenta que enquanto 4% da população mundial sofreu com algum transtorno de ansiedade em 2019 (OMS, 27/09/2023), a prevalência estimada de transtornos mentais da população brasileira após pandemia é de 11,7%.

A Síndrome da fadiga informativa é causada pelo excesso de telas e a hiperconectividade social é também o que nos gera exaustão, o que vem tornando o Brasil, o país mais ansioso da América Latina. 

Quanto a busca pelo conhecimento e inovação agrega ou gera FOMO (fear of missing out)? De que adianta DADOS se não sou capaz de DECODIFICÁ-LOS? 

Excesso de Informação gera distração

Estamos cada vez mais incapazes de sustentar o foco. Segundo Killingsworth, um estudo de Harvard, nossa mente divaga 50% do tempo. A mente que divaga é uma mente infeliz, não é capaz de focar, não é capaz de persistir em seus objetivos, não é capaz de observar seus recursos internos e tem baixa resiliência.

Uma nova consciência

FEED YOURSELF WITH THE CONTENT THAT MATTER TO YOU AND BE AWARE ON HOW YOU DIGEST THIS INFORMATION. (Alimente-se com o conteúdo que ressoa para você e observe como você o digere)

Note que essa frase em inglês usa FEED (alimente) e DIGEST (digere), ambas palavras relacionadas ao CORPO, o sistema digestivo do ser humano e nos intestinos, considerado nosso segundo cérebro, onde temos neurônios pensantes da mesma maneira que no cérebro e no coração. 

O quanto na ânsia da agilidade e rapidez você se permite absorver informações, digerí-las, criar e contribuir com projetos de impacto no seu ecossistema. 

O quanto você se permite desbloquear o melhor de Si para impactar os outros? 

No dia 07 de Março de 2024, foi o dia de Diego Perez realizar um Keynote no Austin Convention Center, Ballrom D.  Desbloqueando o seu melhor “EU” para si e para os outros, tradução literal da palestra: Unloking your best Self for yourself and others

Deixo o vídeo da palestra completa. Palestra SXSW EDU 2024 – Unlocking your best Self for yourself and others

Diego fala de três pilares:

Você está pronto para desapegar-se do externo e olhar para si?

Quando você começa a se desapegar do externo, você passa a ter insights e decodificar realmente os dados em informação e isso começa no seu corpo. Nossa tarefa é encontrar o que atende às nossas necessidades!

Existem diversas ferramentas que contribuem para sairmos deste piloto automático, da comparação, da competição e da busca inconsciente de dados apenas pelos dados, mas é necessário abrir-se para um processo de consciência e de cura.

É um processo desafiador, mas não opressor. É necessário negociar intencionalmente para desacelerar, criar pequenos momentos de pausa, repeti-los para cria hábitos e construir novos com padrões mais saudáveis e sustentáveis

Pare de desejar controlar tudo, aprenda a servir, mas antes descubra como dizer não, isso fará com que o que você diz seja poderoso. Cuide de si e aprenda a se amar, essa é nossa lição.

No final de sua fala, Diego convida a platéia para escrever:

“Eu vou me amar”
“Tratarei minha energia como um recurso precioso”
“Me Amar me ajudará a servir bem as pessoas”

O quanto você efetivamente tem se amado para servir?

Deixe seu comentário e me conte se essa reflexão fez sentido. Você está pronto para SER Humano antes de SER Líder?

Hugs&Kisses

Ligia Costa

Contatos para Palestras, Treinamentos e Certificações: WhatsApp: +55 13 99150-0479 (Jacque Laffont)

www.ligiacosta.com.br

https://www.instagram.com/ligiacosta_tgitoday/
https://www.youtube.com/ligiacosta

Sair da versão mobile