Ícone do site Blog Ligia Costa

Felicidade no trabalho. 7 lições que aprendi no Butão

Felicidade no trabalho. 7 lições que aprendi no Butão

Felicidade no trabalho é abrangente e utópico, um assunto distante e com tanta complexidade que algumas vezes sinto desanimo em abordá-lo. Percebo inclusive que muita gente “desconecta”com essa palavra por não acreditar que é possível ser feliz no trabalho. 

Estou aqui, para te trazer reflexões sobre SER (líder) Humano, e não posso deixar de trazer a busca por felicidade, inerente a qualquer um de nós. No livro, Líder Humano Gera Resultados, abordo o conceito de que passamos anos da nossa vida e carreira na contra mão. Você pode fazer o download do primeiro capítulo do livro neste link.

Antes de você “desplugar”saiba que há anos me aprofundei nos estudos e descobri que a felicidade proporciona uma vantagem competitiva ao seu cérebro. Mas, aqui está o desafio: não enxergamos as mudanças no nosso cérebro, apenas as sentimos… é tudo intangível e ao mesmo tempo exige esforço, treino, dedicação e sentir. E por ser tudo tão invisível, acabamos comprando um novo Iphone e desistimos da “jornada sustentável da felicidade”que se inicia com meditações.

Neurocientistas descobriram que monges que passam anos meditando apresentam um maior crescimento do córtex pré frontal esquerdo, a principal parte do cérebro responsável pela felicidade* Segundo Tal Ben-Shahar, autor do Jeito Harvard de ser Feliz

A ciência da felicidade traduz a felicidade como experiência de emoções positivas, enquanto Aristóteles utiliza o termo eudaimonia, como sendo “prosperidade humana”. Para Tal Ben-Shahar é a alegria que sentimos quando buscamos atingir nosso pleno potencial.

Em busca da Tal Felicidade

Eu mesma, fui muito longe tentar encontrar a tal felicidade e percebi que mais uma vez…. encontramos respostas que já são conhecidas, porém não praticadas!!!!

Em 2018 retornei da Ásia, foi uma experiência em busca da compreensão sobre felicidade. Como garantir que pessoas sejam felizes? Quais as iniciativas que devem ser praticadas para ajudar pessoas, empresas, governos a cuidarem da felicidade coletiva? Felicidade no trabalho, será viável?

Butão. Talvez, você nunca tenha ouvido falar, fui para o Butão, um pequeno país localizado no sul da Ásia, na cordilheira dos Himalaias. Faz divisa com a China e com a Índia.

Apesar de sua beleza natural indescritível, o pequeno país tornou-se conhecido globalmente em 1970, após o quarto Rei, Jigme Singye Wangchuck ter declarado que a Felicidade Interna Bruta seria mais importante que o Produto Interno Bruto e que o Estado seria responsável para desenhar políticas governamentais com foco na felicidade e não apenas na economia.

Hoje, existe no Butão o GNH (Gross National Happiness Centre) que junto com instituto de pesquisa local, é responsável por conscientizar e trazer valores de Igualdade, Humanidade e Cuidado no desenvolvimento do país.

Nem tudo são flores. Existem dificuldades, questionamentos, dúvidas, mas o que me chamou atenção é que existe uma estrutura, um pensamento holístico e um objetivo claro para preservar a cultura, manter uma boa governança no país, desenvolvimento sustentável, além preservação da moral e qualidade de vida das pessoas. Existe a visão a longo prazo e ao mesmo tempo, existem práticas e implementações diárias!

Mas, o que trazer para a nossa vida, nossas empresas de uma forma prática e que aumente nossa felicidade. Quais as lições que podem ser implementadas? Antes de trazer os meus insights da Asia e de aulas com monges e lamas (é um título dado, no budismo tibetano, a um professor de darma), vou compartilhar ensinamentos de Harvard, assim podemos fazer um mix da ciência com a experiência.

Felicidade em Harvard

De acordo com Tal Ben-Shahar, autor do Livro: Jeito Harvard de ser feliz , menciona diversas pesquisas relacionadas a ciência da felicidade. Precisamos de uma soma de fatores para aumentarmos nossa felicidade. Percebam que todos pilares mencionados podem totalmente ser facilmente adaptados para que você tenha felicidade no trabalho:

Relacionamentos

Cultivar amigos e preservar a qualidade de tempo que passamos com pessoas queridas e que somam, agregam, aqueles que queremos bem e sentimos reciprocidade, também somos queridos. Relacionamentos aumentam nossa felicidade. 

Propósito

Ter a consciência do significado daquilo que fazemos, enxergar valor na nossa existência e em nossa atividade diária contribui para sermos mais felizes.

Atividades Físicas

Exercitar-se libera endorfina, melhora o humor e o nosso desempenho no trabalho e em atividades, aumenta nossa motivação, reduz estresse e ansiedade e nos ajuda a entrar no “flow”. Movimente-se.

Atos de Gentileza

Pesquisas demonstram que atos de altruísmo reduzem estresse e contribuem para a saúde mental. Dra Sonja, autora do “Ciência da Felicidade”, descobriu que pessoas que realizaram cinco atos de gentileza no decorrer de um dia relatam se sentir muito mais felizes e o sentimento perpetua durante muitos dias.

Momentos de reflexão

Um estudo revela que 20 minutos ao ar livre quando o tempo está bom não apenas eleva o estado de espírito positivo, como também amplia a criatividade e melhora a memória operacional.

Projetar o futuro com leveza

Sonhar e encontrar algo pelo qual você precisa aguardar gera felicidade, um estudo mostrou que apenas esperar para assistir por um filme preferido, aumentou em 27% o nível de endorfina do grupo teste pois a espera ativa centros de prazeres do cérebro.

Iniciei o texto dizendo que mesmo quando vamos em busca de novas lições, muitas das respostas que já são conhecidas, porém não praticadas!!!! Mais uma vez, observei que as iniciativas podem ser governamentais, empresariais, corporativas, porém a transformação só acontece a partir do indivíduo, a partir de cada um de nós, todos os dias praticando e inserindo momentos de observação e presença como parte de nossas atitudes.

7 Lições que aprendi no Butão

Deixo aqui 7 principais lições sobre felicidade que certamente podem ajudar você a ser mais feliz todos os dias no trabalho, mas também na sua vida pessoal! Aprendi essas lições em observação no Butão. Sã0 mais reflexivas e transformadoras para que sua felicidade seja definitiva e sustentável. Se você quiser ver mais sobre essa experiência, deixei no YouTube alguns vídeos.

http://https://youtu.be/VfhmXOriekY

Esteja consciente (be aware)

A partir do momento que você estiver ciente e consciente de todas as suas atitudes, dos seus pensamentos, do seu corpo, das emoções e sentimentos, você passa a ser observador da sua própria história e com isso, você será mais atento a suas escolhas.

Pratique Meditação (mindfulness)

Equilíbrio e mente vazia nos ajuda a encontrar respostas que nunca imaginávamos que existiam. Você nunca praticou, ou acha que não é para você? Comece hoje, ao menos tente e veja que meditação não é assim tão difícil.

Insight timer. Medite Comigo

Integre-se com a Natureza

Busque momentos de conexão e de proximidade com a natureza. Seja através de caminhadas, passeios, ouvir o silêncio, observar pássaros, integre-se e viva perto da natureza.

Disciplina (self discipline)

Tudo pode ser, existir, acontecer, mas depende totalmente da sua dedicação e disciplina para a conquista.

Não é possível cortar caminho (no short curts)

Precisamos estar atentos a sinais e estar dispostos a trabalhar e buscar nossa jornada pelo caminho correto. Quando desviamos o caminho, tudo pode dar errado.

Presença

Hoje é o grande dia! O passado já foi, o futuro é incerto, portanto esteja presente no momento. Viva o agora.

Foco

Concentre-se, desenhe seu caminho, tenha foco e persistência para alcançá-lo. Tenha visão clara das suas metas.

Talvez, você ache essas dicas muito difíceis, longe do seu dia a dia. Eu super te entendo, também já pensei assim. Como falar em presença, estar atento, etc…. se o dia tem 24 horas e passo 80% do tempo correndo atrás de pagar contas?

Concordo que é um desafio, mas talvez seja a hora de olhar que nossa vida é o nosso trabalho em tempo integral. Talvez seja o momento de aproveitar a crise, o medo, as angústias e respirar de forma correta para você continuar não apenas “sobrevivendo” com esperança, mas sim consciente e cocriando o seu futuro.

Do meu lado, também acho difícil colocar no papel tantos pensamentos, minha vontade seria de escrever muito, mas desta vez, quero não terminar este artigo, mas sim, fazer um convite para continuarmos esse assunto de uma forma mais inspiradora e transformadora, provocando uma mudança de consciência para que você possa passar a ter uma vida mais equilibrada, com mais propósito, foco e feliz!

Meu convite para você fazer o download do primeiro capítulo gratuitamente do livro: Líder Humano gera Resultados. Como transcender o seu eu e fazer a equipe e a empresa crescerem, publicado pela Editora Gente em outubro de 2021. [Download livro]

Quer desenvolver a inteligência emocional, liderar com mais amor e cuidar da saúde mental da sua equipe? Leve Palestras e treinamentos com Ligia Costa para a sua empresa. Entre em contato pelo email contato@tgitoday.com.br.

Uma ótima semana!


Prática de mindfulness gratuita com Ligia Costa: Acesse agora!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Sair da versão mobile