Um dos obstáculos que vejo que sempre fazem parte da vida das pessoas em minhas palestras e turmas do Business Academy é a dificuldade em saber como dar o primeiro passo. Quase todos já tem um sonho e vontade de fazê-lo acontecer. Mas poucos são os que já chegam para mim com um plano de ação traçado ou uma estratégia de marketing para alcançar esse objetivo.
Isso acontece muito porque é normal que nos prendamos ao universo da idealização dos projetos. O que nos faz esquecer como é essencial ter uma boa estrutura prática para tirá-los do papel.
Se você é um profissional autônomo e presta serviços, essa realidade é ainda mais comum. Isso porque, com frequência, você acaba se tornando um funcionário temporário para aqueles a quem presta serviços. O que faz com que você precise se submeter a certas regras e acabe muitas vezes esquecendo do que inicialmente o levou ali.
Era neste pé em que estava a carreira profissional do Eduardo, nutricionista e fundador do Alimente Saúde. Ele já possuía o seu negócio próprio, mas o CNPJ acabava atuando apenas como uma formalidade e não uma realidade empreendedora ou estratégia de marketing.
A certeza de que poderia fazer muito mais com o seu negócio após incorporar o empreendedorismo com propósito foi o que fez Eduardo buscar conhecimento na área. Quando perguntei o que o motivou, a resposta veio cheia de convicção. “Acreditar que poderia fazer mais e que poderia escrever minha história sem precisar depender de terceiros”.
Uma nova fase de empreendedorismo com propósito e estratégia de marketing
Muita gente ainda enxerga o marketing para nutricionista e outros profissionais autônomos como algo fora do lugar. Mas, hoje em dia, aprender a divulgar bem os seus serviços é essencial para atingir as pessoas certas que podem se interessar pelo que você tem a oferecer.
E essa era uma lacuna na formação que o próprio Eduardo percebia. “Não aprendemos sobre empreendedorismo (e tudo o que está envolvido nele, como liderança, mindset, etc.) na escola e nem na faculdade. Então encontrar a Ligia nesse ponto foi fundamental”, explica ele quando perguntei sobre o uso do marketing para nutricionista.
Aprender como utilizar a estratégia de marketing no dia a dia do Alimente Saúde foi uma das principais mudanças na dinâmica do negócio do Eduardo. Ele deixou de ser coadjuvante do seu próprio empreendimento para tornar-se o escritor da sua própria história, pessoal e profissional.
Mudanças e aprendizados sobre posicionamento de marca
“Tive a oportunidade de escutar a Ligia pela rádio em 2015. Foi o suficiente para ir atrás do seu projeto. Naquele momento, acreditei que ela era a pessoa certa para olhar no meu negócio e dar mais brilho a ele”. Me contou Eduardo quando perguntei sobre como ficou sabendo do Thank God It’s Today. Foi naquele momento que ele entendeu que precisava investir mais no marketing para nutricionista.
Vi como veicular nossas ideias em todos os meios de comunicação é importante para impactar mais pessoas sobre estratégia de marketing e empreendedorismo com propósito. Mas também percebi que, para darmos o primeiro passo, muitas vezes tudo o que precisamos é daquele empurrão definitivo.
E me ouvir falando sobre empreendedorismo com propósito, estratégia de marketing e posicionamento de marca no rádio era o estalo que ele precisava para mudar o Alimente Saúde para melhor.
Entender que hoje uma empresa ou marca é muito mais do que lucro fez parte do processo de aprendizado do Eduardo durante as 8 semanas do Business Academy. Mas ele também entendeu que, para ter uma vida profissional bem sucedida, o espaço pessoal precisa estar organizado.
“As transformações depois de nossas conversas, consultorias e curso foram determinantes para o rumo da minha vida e da minha família. Isso porque, no início, eu pensava que precisava melhorar a empresa, mudar meu posicionamento de marca. Posteriormente compreendi que a mudança aconteceria em mim e na forma como eu poderia ajudar mais pessoas”, constata ele.
Compreender como você quer estar presente no mundo e impactar as pessoas é outra das dinâmicas que busco mostrar aos alunos durante o Business Academy. Busco sempre mostrar que é possível, sim, viver bem tendo uma empresa que não coloca o lucro acima de tudo. Mudar a forma como eles enxergam seu posicionamento de marca.
E o Alimente Saúde conseguiu aplicar isso muito bem. “Atualmente consigo impactar e engajar um público muito maior. Aplico todos esses conceitos em todas as minhas áreas de atuação e de vida. Compartilho com colegas de trabalho, alunos de graduação, clientes, pacientes…”, pontua Eduardo.
Hoje é sempre o dia ideal para dar o primeiro passo
Viver o dia de hoje ao máximo, colocando ideias em prática e tirando projetos do papel sempre foi uma das ideias principais do TGI Today. Isso porque apenas no dia de hoje é que podemos entrar em ação.
O passado já foi e não pode ser mudado. E o futuro ainda não aconteceu para que possamos fazer algo a respeito. Apenas construindo um bom agora teremos um passado do qual nos orgulhar e um futuro do qual possamos esperar coisas boas.
“A diferença entre quem somos hoje e quem vamos nos tornar se dá em como usamos o agora. Uma hora utilizada diariamente para aprender algo novo ou para desenvolver sua ideia fará toda a diferença daqui uns anos. Precisamos calibrar nossas expectativas e compreender que nossa missão acontece todos os dias”, motiva Eduardo.
Eduardo Szpak é fundador do Alimente Saúde e mestre em ciência dos alimentos (FCF/USP). Todos os dias tenta “criar relações positivas para mães, pais e filhos por meio da alimentação”. Saiba mais sobre o trabalho dele acessando o site: https://www.alimentesaude.com/
Minicurso Gratuito
Comece agora! Inscreva-se no minicurso gratuito Propósito: 5 passos para ter um trabalho com significado. Nele você terá a oportunidade de iniciar o seu processo, um primeiro passo que poderá gerar clareza e ao mesmo tempo curiosidade para um mundo de infinitas possibilidades.