Ei, eu sei, ninguém gosta de ouvir críticas, mas também ninguém gosta de elogiar, ou seja, fica difícil esta nossa comunicação né? Quais as oportunidades para uma relação saudável e profissional? A resposta é simples: Feedback. A palavrinha mágica significa um bate-papo estruturado, profissional e transparente. Caso não ofereçam feedback à você com muita frequência, corra e peça.
“A única forma de crescermos é quando alguém nos oferece um feedback”, Bill Gates
A maioria dos problemas existentes, seja no trabalho ou em casa são decorrentes da má interpretação e falhas de comunicação, portanto, hoje quero transmitir algumas dicas de como transformar problemas em dilemas e evitar fofocas que causam conflitos.
6 dicas para transformar problemas em dilemas:
1. Feedback não é fofoca e sim um bate papo formal, estruturado, agendado com fatos verídicos.
2. Feedback não é crítica pessoal e deve ser oferecido para promover a melhora contínua de um crescimento profissional, pessoal e processos.
3. Feedback deve também ser usado para elogios, parabenizar pessoas, equipes, processos sempre que um projeto ou uma atitude for surpreendente.
4. Feedback deve ser frequente, rápido, curto, claro e ter sempre um plano de ação.
5. Feedback deve ter boas intenções sempre. A comunicação transparente e de líderes motivacionais, tem sempre como o objetivo o crescimento profissional da sua equipe.
6. Feedback deve ter um Ótimo Ouvinte e um Ótimo Comunicador.
Vamos à prática: como dar feedback
Dica #1) Estado de espírito: Seja positivo, demonstre interesse no tópico e no crescimento da pessoa ou ajuste do processo.
Dica #2) Esteja estruturado: Agende um bate papo pessoal, cara a cara, fale que você quer conversar com a pessoa.
Dica #3) Seja responsável e sensível. Coloque-se no lugar do outro como “observador”.
Dica #4) Seja específico, tenha fatos e foque em apenas um único assunto.
Dica #5) Acredite na outra pessoa, deixe-a falar, seja um bom ouvinte.
Dica#6) Agradeça e crie um plano de ação, agende follow up.
Thank God it’s Today, porque todo dia é dia deixar tudo claro e alinhado para que a relação se fortaleça após o feedback.
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